VOLTAR
Resolução de conflitos no agronegócio

Saiba quais são as melhores alternativas para agilizar e finalizar um processo de disputa rural

Quais são as melhores alternativas para a resolução de conflitos no agronegócio?

O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, movimentando em torno de 20% o produto interno bruto (PIB) do país. Com um negócio tão lucrativo, é normal haver disputas e conflitos por áreas de terra, sobre commodities, constituição de usufruto, direito de superfície, entre outros. Esses conflitos muitas vezes são levados ao Judiciário para serem resolvidos legalmente, porém o excesso de processos pode levar a uma demora na resolução - que pode chegar a anos de espera e, consequentemente, muita dor de cabeça para as partes.

Por isso, foram surgindo meios alternativos para resolver essas pendências, a fim de agilizar os processos e, claro, tornar a taxa de solução a maior possível. 

Uma dos principais meios para a resolução de conflitos é a arbitragem, em que é possível nomear uma pessoa para ser o árbitro. Através da arbitragem, os interessados podem discutir os termos de resolução e ver o que fica mais vantajoso para ambos, sendo solucionado por quem, de fato, entende do negócio e está inserido nessa realidade. Outra vantagem é que tudo é feito no mais absoluto sigilo, garantindo a integridade do processo mesmo após a finalização deste. Tudo isso é feito de maneira rápida: em menos de dois anos, é possível resolver as pendências.

Outra forma de resolver conflitos se dá através da mediação, muito parecida com a arbitragem, porém com um oficial da Justiça resolvendo a disputa. Assim como a
arbitragem, o processo também é muito vantajoso e eficiente, com altas taxas de resolução.


Em suma, independente da sua escolha, é importante ter o acompanhamento de uma assessoria jurídica adequada, que poderá guiá-lo em direção às melhores soluções, seja ela através da mediação ou arbitragem. Ambas são igualmente vantajosas e infinitamente mais eficazes e ágeis em relação a um processo judicial tradicional.
 

Conheça o trabalho de resolução de disputas da Hackmann, Costa & Advogados Associados

Em nosso escritório, oferecemos diferentes métodos para a resolução de disputas. Merecem destaque:

 

Se você possui interesse em saber mais sobre as diferentes formas de resolução de conflitos, entre em contato conosco clicando aqui

 




Sede Porto Alegre / RS

Av. Senador Tarso Dutra, 605, 3º Andar

Bairro: Petrópolis | CEP: 90690-140

Fone: +55 51 3328 1286 | 3079 9600


Sede Caxias do Sul / RS

Rua Sarmento Leite, 1893

Bairro: Exposição | CEP: 95084-000

Fone: +55 54 3222 0377


Sede Curitiba / PR

Avenida do Batel, 1550, sala 909

Bairro: Batel, CEP: 80420-090

Fone: +55 41 988052719

Política de Privacidade

DPO: Julia Fazenda / E-mail para contato: julia@hc.adv.br

FALE CONOSCO

Política de Privacidade

DPO: Julia Fazenda / E-mail para contato: julia@hc.adv.br