VOLTAR
Sucessão familiar no agronegócio: entenda a importância

A sucessão familiar é um tema de grande importância, que precisa ser discutido para a prevenção de problemas futuros. Entre os diferentes segmentos econômicos brasileiros, o agronegócio merece destaque, visto que grande parte dos negócios nesse segmento são compostos por estruturas familiares. 

No artigo de hoje, traremos considerações importantes sobre a sucessão familiar no agronegócio. Siga a leitura! 

O que é sucessão familiar e qual a sua importância para o agronegócio?

Podemos compreender a sucessão familiar como o rito de transferência da gestão e do capital entre a atual geração dirigente e a que virá dirigir. Quando falamos de empresas familiares, a mudança geralmente ocorre através da sucessão entre pais e filhos ou outros membros da família. 

Atualmente, diferentes pesquisas demonstram que a sucessão familiar é um processo que exige planejamento estratégico e expertise de diferentes áreas para obter efetividade, com destaque para o ramo jurídico.

No entanto, infelizmente, muitas organizações negligenciam o importante processo de sucessão familiar e, assim, aumentam as chances de danos patrimoniais e empresariais. De acordo com o Governo Federal, apenas 25% das empresas familiares conseguem passar o negócio para outra geração e menos de 10% para a quarta geração. A administração destas empresas exige cuidados e a sucessão familiar é o grande desafio delas.

Quando falamos em sucessão familiar o agronegócio merece atenção, visto que uma considerável parte do segmento é gerida através de estruturas familiares.

É comum escutarmos relatos de herdeiros de propriedades rurais que não possuem o preparo necessário para tomar conta dos negócios. Por isso, no momento em que o fundador se ausenta, decisões tomadas pelos seus sucessores, sem o devido preparo, podem ameaçar a continuidade da organização.

Para evitar que isso ocorra, alguns cuidados devem ser mantidos no processo de sucessão familiar. Siga a leitura para compreender quais são eles. 

Cuidados na criação de um plano de sucessão familiar

Quando conduzido por profissionais, o plano de sucessão familiar se torna o meio mais correto para a transição da gestão entre diferentes gerações. 

Determinados pontos devem ser obrigatórios para a criação de um plano de sucessão familiar efetivo. A primeira questão que deve ser respeitada é o estabelecimento de uma política de participação e interesse dos familiares pelo negócio. Este primeiro momento visa realizar uma pré-seleção dos herdeiros que desejam seguir com a administração da empresa. 

Posteriormente, é preciso cuidar da cultura da empresa, fazendo com que os sucessores respeitem e estejam alinhados com os norteadores estratégicos estabelecidos para a organização. 

Depois disso, os sucessores deverão ser definidos e a empresa deverá ser organizada para que se adeque a nova estrutura administrativa. Neste momento, é muito importante contar com o auxílio de profissionais especialistas em sucessão, já que o planejamento sucessório deverá contar com regras pré-determinadas para a condução dos processos de maneira organizada. 

A formação de um conselho consultivo é também muito importante no planejamento sucessório de uma empresa familiar. Ele irá conduzir e orientar a sucessão, para que ela ocorra com transparência e assertividade.

Por fim, destacamos um dos pontos mais importantes em um planejamento sucessório: a análise de questões tributárias e societárias da sucessão. Nesta etapa, o especialista responsável pela condução da sucessão familiar deverá utilizar sua expertise para que o processo ocorra de maneira equilibrada. 

Através do auxílio de profissionais especializados, a sucessão em uma empresa familiar ocorre com muito mais tranquilidade, já que une a estratégia e também o cumprimento de exigências legais

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre a sucessão familiar? Se você deseja saber mais sobre o tema, comente!

 

 




Sede Porto Alegre / RS

Av. Senador Tarso Dutra, 605, 3º Andar

Bairro: Petrópolis | CEP: 90690-140

Fone: +55 51 3328 1286 | 3079 9600


Sede Caxias do Sul / RS

Rua Sarmento Leite, 1893

Bairro: Exposição | CEP: 95084-000

Fone: +55 54 3222 0377


Sede Curitiba / PR

Avenida do Batel, 1550, sala 909

Bairro: Batel, CEP: 80420-090

Fone: +55 41 988052719

Política de Privacidade

DPO: Julia Fazenda / E-mail para contato: julia@hc.adv.br

FALE CONOSCO

Política de Privacidade

DPO: Julia Fazenda / E-mail para contato: julia@hc.adv.br